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Glossário
A
ADEQUAÇAO DE MIDIA - Estudo que tem por finalidade escolher o melhor meio de Comunicação (rádio, jornal, TV, folheto, outdoor, etc.) que corresponda as necessidades de divulgação do produto. É também a técnica de ajustar um produto e um segmento de mercado pré-escolhido.
AUDIENCIA ACUMULADA - Considera-se como o grupo de pessoas que sistematicamente foi exposto a determinada peça publicitária tanto em um único veículo de comunicação como em vários deles.
AUDIENCIA CATIVA - Pessoas ou grupo de pessoas que demonstram fidelidade a determinados veículos de comunicação.
AUDIENCIA DUPLICADA - Forma de apresentar a uma mesma pessoa uma peça publicitária através de dois ou mais veículos de comunicação.
AUDIENCIA LÍQUIDA -Audiencia simples, sem superposição.
AUDIENCIA MÉDIA - Soma de audiencias registradas em diferentes transmissões, dividida pelo número de vezes em que houve transmissoes.
AUDÍMETRO - Espécie de aparelho utilizado para medir a audiencia de programas de rádio e TV através de dispositivos eletrônicos.
AUDITORIA DE MARKETING - É um exame abrangente, sistemático, independente e periódico do ambiente, objetivos, estratégias e atividades de marketing de uma empresa ou unidade de negócio, visando encontrar ameaças e oportunidades e recomendar um plano de ação para melhorar o desempenho de marketing da empresa.
AUTOMATIC SELLING - Moderno sistema de vendas onde o consumidor, utilizando moedas ou cartoes plásticos, retira de máquinas apropriadas a mercadoria escolhida.
AWARD - O mesmo que bonificação, premio.
B
BALÃO - Utilização, em anúncios, do mesmo recurso de histórias em quadrinhos, onde as falas estao escritas em espaços junto aos personagens.
BALAO INFLÁVEL - Utiliza gás e fica preso ao solo por meio de corda. É utilizado na divulgação de mensagens promocionais, institucionais ou simplesmente para sinalização.
BANCO DE DADOS DE MARKETING - É o processo de desenvolver, manter e usar bancos de dados de clientes e outros bancos de dados (produtos, fornecedores, revendedores) com o propósito de contato e transação.
BAND ADVERTISING - Toda propaganda feita utilizando-se de tiras e faixas.
BANDED PACK - Artifício de venda em que se juntam dois ou mais produtos, sendo que um deles é de interesse efetivo e real no processo de venda e os outros sao apresentados como brindes. Também utilizado para designar a oferta de um grupo de produtos por preço inferior a somatória de preços individuais.
BANNER - É utilizada em pontos-de-venda contendo mensagem promocional. Tem a forma de uma pequena bandeira e pode ser confeccionada em pano, plástico ou papel.
BENDAY - Palavra originada do nome do criador desta tecnologia (Benjamim Day - 1838/1916), onde, na reprodução de ilustração a traço, inclui retículas uniformes, obtendo assim efeitos diferentes.
BENS DE CAPITAL - Bens de longa duração que facilitam o desenvolvimento e/ou administração de produtos acabados. Classificam-se em dois grupos: instalações e equipamentos.
BENS DE COMPRA COMPARADA - São os que o consumidor, no processo de seleção e compra, compara, caracteristicamente, baseado em adequação, qualidade, preço e estilo. Exemplos incluem móveis, vestuário, carros usados e grandes eletrodomésticos.
BENS DE CONVENIENCIA - Sao bens que o consumidor, geralmente, compra com freqüencia, de imediato e com mínimo esforço. Exemplos incluem produtos de tabaco, saboes e jornais.
BENS DE ESPECIALIDADE - Bens com características e/ou identificação de marcas exclusivas, para as quais um grupo significativo de compradores está habitualmente disposto a fazer um esforço especial de compra. Exemplos incluem marcas e tipos específicos de artigos de luxo, carros, equipamentos de som, equipamentos fotográficos e ternos masculinos.
BENS NÂO PROCURADOS - Bens sobre os quais o consumidor não tem conhecimento ou sobre os quais sabe pouco, mas que não pensa normalmente em comprar. Novos produtos, como detectores de fumaça e processadores de alimentos, sao bens não procurados até que o consumidor tome conhecimento deles pela propaganda. Exemplos clássicos conhecidos sao seguro de vida, lotes em cemitérios, lápides de túmulos e enciclopédias.
BILBOARD - O mesmo que cartaz, painel, outdoor.
BILLING - Faturamento.
BITMenor quantidade possível de informação transmitida por um sistema.
BLISTER - Embalagem de papelao e bolha plástica estufada contendo pequenos produtos, como cápsulas, remédios e amostras líquidas.
BLOCO - Inserção de propaganda durante determinado período.
BODY-TYPE - Denominação do corpo do texto para diferenciá-lo das letras do título.
BOI DE PIRANHA - Artifício de ofertar um produto em condições diferenciadas, visando colocar outros produtos no mercado.
BOLD - Letra em negrito.
BONECO - Peça publicitária acabada, apresentada na forma de layout.
BV - Bonificação por Volume - Descontos ou vantagens oferecidas pelos veículos em função do volume de trabalho executado por uma Agencia de Propaganda. O mesmo que Bônus.
BOX - Destaque dado a um bloco de palavras dentro de um anúncio.
BRAINSTORM - Também conhecida como "Tempestade Cerebral", trata-se de uma técnica que reúne diversas pessoas em busca de soluções criativas para determinado problema. Nao há a necessidade de estas pessoas serem de uma mesma área. Após esta primeira reuniao, realiza-se geralmente uma outra, dirigida para algumas das soluções propostas.
BRANCH 0FF ICE - Escritório regional.
BRAND - Maneira de identificar um produto ou empresa. Pode ser através de um símbolo, marca, nome, desenho ou sinal.
BREAK-EVEN-POINT - Ponto de equilíbrio. É quando os custos se equiparam as receitas.
BRIEFING - Informações dadas pelo cliente a Agencia e que servirao de início para a formulação de estratégias de planejamento e criação.
BROADSIDE - Peça publicitária que contém todas as etapas de uma Campanha de Propaganda e que normalmente é enviada a Área de Vendas para servir de incentivo. Diz-se também de material impresso contendo informações sobre uma empresa e seus produtos.
BUDGET - Forma final de apresentação dos custos/investimentos a serem feitos por um setor ou pela empresa como um todo. Orçamento.
C
CADEIA DE EMISSORAS - Reuniao permanente ou temporária de emissoras de rádio ou TV para transmissao simultânea de fatos ou programas.
CADERNO - Termo jornalístico que especifica seção voltada para um único tema ou público-alvo determinado.
CALENDÁRIO PROMOCIONAL - Peça de Comunicação contendo as datas dos principais eventos promocionais de determinado período.
CAMPO - Regiao delimitada para aplicação de uma pesquisa.
CANAIS DE MARKETING - Sao conjuntos de organizações interdependentes envolvidos no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo.
CANAL - Meio ou veiculo de comunicação utilizado para levar a mensagem até o público alvo.
CANAL DE DISTRIBUIÇAO - Todas as etapas do caminho percorrido para a distribuição de bens desde o produtor até o consumidor.
CARONA - Artifício utilizado em uma peça publicitária ou promocional para divulgar outro produto ou serviço além daquele que é o principal foco de atenção.
CARRY-OVER - Ponta de estoque
CARTAO RESPOSTA - Peça comumente usada no Marketing Direto e que visa facilitar a resposta, por parte do consumidor, sobre o pedido de determinado produto ou serviço. Exemplo: quando da assinatura de jornais ou revistas.
CARTEIRA - Lista ou relação de clientes.
CARTEL - Uniao ilegal de empresários do mesmo ramo visando, através de práticas ilegais, combater a concorrencia.
CASE - O mesmo que caso. Normalmente usa-se esta palavra para exemplificar determinado acontecimento citando todas as etapas que o compuseram. Acontecimento de sucesso.
CASH-FLOW - Fluxo de caixa. Previsao das necessidades financeiras.
CATALIZAR - Incentivar. Concentrar esforços em determinado objetivo mercadológico.
CENÁRIO SETORIAL - Prognóstico do comportamento futuro de um conjunto de variáveis ambientais críticas, do ambiente externo da organização, que caracterizam as oportunidades e as ameaças existentes em um futuro previsível (horizonte de planejamento).
CENSO - Tipo de pesquisa realizado com a população-alvo total, e não por amostra.
CENTIMETRAGEM - Utilizada na área jornalística, serve para delimitar espaços de um anúncio a partir da multiplicação do número de colunas pela altura em centímetros (cm/coluna).
CENTÍMETRO DE COLUNA - Unidade para cálculo dos espaços comercializados em jornais. Corresponde a altura de um centímetro e a largura de mais ou menos 4.5 centímetros. Exemplo de cálculo: Um anúncio com 18 cm de largura (= a 4 colunas) e 20 cm de altura teria um total de 80 cm de coluna (4 col. x 20 cm).Se cada cm/col. custar R$ 5,00 é só multiplicar 80 cm de coluna pelo preço de cada cm/col. ou seja, 80 x R$ 5,00 = R$ 400,00.
CHANCELA - Assinatura de um patrocinador em determinado momento de um programa de TV. Patrocínio.
CHAT - Comunicação on-line em tempo real.
CHECK-LIST - Lista de itens a verificar, controlar o desenvolvimento e produção em suas diversas etapas.
CICLO MERCADOLÓGICO - A vida de um produto desde a sua concepção, estudos dos diversos períodos que compoem a criação, produção, divulgação, comercialização e aceitação de um produto.
CIF - Cost, lnsurance, Freight - Determinação especificada dentre um contrato de compra e venda e que inclui a entrega da mercadoria no ponto de embarque, o respectivo frete e também o seguro,. dentro de um valor pré-estipulado.
CIRCUITO FECHADO - Tipo de transmissao televisiva restrita, dirigida a público definido.
CIRCULAÇAO - Número, quantidade final de exemplares efetivamente distribuídos. Pode ser paga, gratuita ou mista (paga e gratuita ao mesmo tempo).
CLIP ART - Ilustrações e desenhos computadorizados.
CLIPPING - Conjunto de recortes, assuntos, anúncios, sobre assunto predeterminado.
COBERTURA - Área atingida por determinado veículo de comunicação. Número de pessoas atingido por um veículo de comunicação.
COMISSAO - Taxa de 20% regulamentada por Lei e que dá a Agencia de Propaganda uma remuneração em função das autorizações para veiculação.
CONCEITO DE MARKETING SOCIETAL - Assume que a tarefa de organização é determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados-alvos e atender as satisfações desejadas mais eficaz e eficiente dos que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores e da sociedade.
CONCEITO DE PRODUÇAO - Assume que os consumidores darao preferencia aos produtos que estiverem amplamente disponíveis e forem de preço baixo. Os gerentes de organizações orientadas para a produção concentram-se em atingir eficiencia de produção elevada e distribuição ampla.
CONCEITO DE PRODUTO - Assume que os consumidores favorecerao aqueles produtos que oferecerem mais qualidade, desempenho ou características inovadoras.Os gerentes das organizações orientadas para produto focam sua energia em fazer produtos superiores, melhorando-os ao longo do tempo.
CONCEITO DE VENDA - Assume que os consumidores, se deixados sozinhos, normalmente, não comprarao o suficiente dos produtos das organizações. Assim a organização deve empregar um esforço agressivo de venda e de promoção.
CONTEÚDO - A propriedade intelectual e o conhecimento que se transmitem. O conteúdo é o investimento e o ativo mais importante do e-learning. Os diferentes tipos de conteúdo de e-learning incluem texto, áudio, vídeo, animação e simulação.
COPIAO - Cópia sem cortes de um comercial ou filme e que servirá de caminho para a cópia final.
COPY-DESK - Reescritura de textos tornando-os mais claros, melhores, prontos para ser impressos.
CPM - Custo por mil.
CRÉDITO - Identificação de quem criou determinado anúncio, texto, foto etc. É também a possibilidade de efetuar algum tipo de transação sem a necessidade de efetuar o pagamento a vista.
CROMALIM - Utilizado no offset é um processo de prova de um material impresso que utiliza pigmentos coloridos da mesma tonalidade das tintas de impressao.
CUSTO DE COBERTURA - Ou G.R.P. ou Custo por Milheiro, define o valor obtido na divisao do montante investido em determinada ação publicitária pelo número de pessoas que presumivelmente foram atingidas.
D
DEADLINE - O mesmo que fechamento. Último prazo para entrega de um material ou serviço.
DEALER - Revendedor.
DECUPAR - Marcar cenas em um roteiro de filmagem para TV ou Cinema.
DEFLAGRAR - Iniciar uma ação promocional ou publicitária.
DEGOLAR - Cortar textos ou imagens impressas de maneira errada, cortando partes importantes para a compreensao da mensagem.
DEMONSTRAÇAO - Colocação de um produto ou serviço em contato direto como consumidor a fim de que o mesmo seja testado.
DERRUBAR - Abaixar os preços deslealmente.
DESGASTE - Diminuição do efeito que determina mensagem pretendia ter, em virtude do excesso de exposição.
DESK RESEARCH - Pesquisa efetuada no próprio local de trabalho, utilizando dados paralelos, pré-existentes, também chamados de pesquisa secundária.
DESVIO PADRAO - Dispersao de dados medidos tendo como base a sua média aritmética.
DEVELOPMENT - Desenvolvimento.
DIAGRAMA - Representação gráfica de um fenômeno. Tipo de cenário miniaturizado.
DIAGRAMAÇAO - ou Layout - Colocação estudada de textos e ilustrações em determinado espaço de uma folha.
DIRECT MAIL - Mala Direta. Forma de comunicação onde a mensagem é dirigida para um público definido.
DIRECT SELLING - Venda direta, sem intermediário.
DIRETRIZES ESTRATÉGICAS - Conjuntos de indicações, de caráter amplo, que direcionam o comportamento da organização como um todo e orientam o processo de tomada de decisoes, visando ao alcance dos objetivos estratégicos.
DISCOUNT-HOUSE - Loja de descontos. Tem como objetivo facilitar o escoamento de pontas de estoque.
DISCUSSAO EM GRUPO - ou Focus Group - Forma de pesquisa qualitativa visando obter informações de um grupo específico sobre produtos, serviços e campanhas publicitárias.
DISPLAY - Peça utilizada para exposição de produtos e para atrair a atenção do público-alvo. Podem ter a forma de gôndolas, prateleiras móveis, cartazes etc. O display pode simplesmente mostrar graficamente um produto como também conter o próprio produto em seu interior, induzindo o consumidor a pegá-lo.
DISTRIBUIÇAO DE FREQUENCIA - Número de vezes em que determinados segmentos de públicos sao expostos a uma determinada mensagem publicitária em função de sua maior ou menor exposição a mídia. Exemplo: se temos um público de l milhao de pessoas e 40% (400 mil) viram determinado anúncio, encontraremos a distribuição de freqüencia quando segmentarmos esse público de 400 mil pessoas entre vários grupos: os que viram o anúncio apenas uma vez, aqueles que viram duas, tres etc.
DISTRIBUIÇAO DIRETA - Utilização dos sistemas de mala direta, reembolso postal ou door to door para levar o produto ou serviço diretamente ao consumidor.
DISTRIBUIÇAO NUMÉRICA - Relação entre o número de lojas onde a marca está presente X o número de lojas do Universo em que atua.
DISTRIBUIÇAO PONDERADA - Volumes de vendas em espécie (dinheiro) das lojas onde a marca está presente X o número de vendas negociado pela categoria de produtos.
DIVERSIFICAÇAO HORIZONTAL - Quando os novos produtos sao introduzidos numa linha já existente.
DIVERSIFICAÇAO VERTICAL - Quando a empresa inclui dentre suas operações normais atividades que antes eram executadas por terceiros, como produção de matéria-prima ou distribuição junto ao público final, por exemplo.
DOMINÂNCIA - Excesso de exposição de um determinado serviço ou produto por meio da utilização maciça dos meios de comunicação e com o objetivo de dificultar a penetração da concorrencia.
DOOR TO DOOR - Vendas porta a porta.
DRAWBACK - Devolução ou isenção de impostos quando da importação de matérias-primas que servirao exclusivamente para serem transformadas em produtos visando a exportação.
DRY TEST - Teste feito com uma pequena quantidade de produto o qual foi produzido especificamente para pesquisar sua demanda junto ao público-alvo.
DUMPING - Forma exploratória de incentivar artificialmente a exportação de determinado produto isentando-o de impostos ou taxas que deveriam ser cobrados e ao mesmo tempo punindo o consumidor interno através do aumento excessivo destes impostos a fim de compensar o baixo preço para o mercado externo.
E
E-LEARNING - Termo conhecido como "aprendizado eletrônico" ou "educação a distância".
ECONOMIA DE ESCALA - Aumento proporcional de todos os fatores de produção tendo como objetivo a redução do custo unitário.
ECONOMIA POPULAR - Conjunto de interesses econômicos de um povo e que está sob a proteção jurídica do Estado. Para controlar ou fiscalizar este rol de interesses existem mecanismos de defesa do consumidor que devem estar sempre atuantes.
EFEITO CUMULATIVO - Conseqüencia da repetição de uma mensagem sobre determinado grupo identificado.
EFEITO MULTIPLICADOR - Retorno de imagem de um produto, serviço ou empresa feito a partir de uma ação promocional e que obteve uma abrangencia superior ao planejado inicialmente e sem investimentos adicionais.
EFEITO RESIDUAL - Tudo aquilo que ficou guardado em nossa memória após passar algum tempo de termos visto um anúncio ou uma mensagem em geral.
ELASTICIDADE - Capacidade que o mercado tem em absorver quantidades cada vez maiores de bens de consumo.
ELETROCÓPIA - Qualquer tipo de cópia que utiliza o processo de atração de partículas de pigmento através da aplicação de carga eletrostática.
EMPRATELEIRAMENTO HORIZONTAL - Quando produtos da mesma natureza sao dispostos em faixas horizontais.
EMPRATELEIRAMENTO PARTICIPATIVO - Quando produtos de diversas marcas ocupam áreas divididas seguindo sua participação no volume de vendas.
EMPRATELEIRAMENTO VERTICAL - Quando produtos da mesma natureza sao dispostos em faixas verticais.
ENCABEÇAMENTO - Início de uma página feito com uma gravura ou vinheta.
ENCAIXE - Disponibilidade financeira da empresa ou, na linguagem de mídia, quando existe espaço ou tempo em algum veículo.
ENCARTE - Colocação de folhas soltas impressas de forma diferenciada, dentro de uma publicação.
ENCASAR - Intercalar folhas impressas, umas dentro das outras, a fim de formarem um caderno.
ENTRAR EM MÁQUINA - Iniciar o processo de impressao a partir da colocação de chapa ou forma na máquina.
ENTREFOLHA - Folha em branco intercalada com outras já impressas, de uma mesma publicação, e que serve para anotações.
ENVOLTÓRIO - Capa. Embrulho. Material que envolve produtos.
ENXERTAR - lntroduzir palavras em um texto.
ENXUGAR - Eliminar elementos desnecessários em um texto e que não comprometem o sentido final. Limpar um texto. Deixá-lo mais claro.
ESCALA DE CORES - Material que contém inúmeras combinações possíveis de tonalidades a serem utilizadas na impressao em cores.
ESCAMBO - Troca direta de mercadorias sem o uso de moedas. Permuta.
ESCRITA AÉREA - Tipo de mídia onde a mensagem está escrita em uma faixa rebocada por uma aeronave, sendo que no uso noturno utiliza-se moderno sistema de apresentação eletrônica normalmente a partir de um helicóptero.
ESMAGAMENTO DO PONTO - Quando, durante o processo de impressao, se alarga ou engrossa os pontos de retícula, distorcendo a imagem impressa.
ESPACEJAMENTO - Abrir, colocar maior ou menor espaço entre as letras, palavras ou linhas do texto.
ESPAÇO - Área delimitada para uma peça publicitária. Tempo de duração de um comercial, spot etc. Unidade de medida em mídia.
ESPAÇO DETERMINADO - Posição escolhida para veiculação de uma peça publicitária tanto na mídia impressa como eletrônica.
ESPELHADO - Tipo de anúncio veiculado em lado ímpar, de página inteira ou em coluna e que se encontra posicionado frente a outro na mesma posição na página par subseqüente.
ESPELHO - Em produção gráfica, o mesmo que Boneco. Representação gráfica para indicar o conteúdo das páginas de uma publicação. Em pesquisa, é o resumo do perfil dos participantes de uma Discussao em Grupo.
ESTILO - É a descrição de como o comprador ve e sente o produto.
ESTOURAR - Quando o texto composto excede o lugar para ele diagramado.
ESTRATÉGIAS - Formas ou caminhos adotados pela organização, para atingir os seus objetivos estratégicos e cumprir sua missao. Sao linhas de ação que dirigem a obtenção, a disposição e o uso dos recursos, com vistas a consecução dos objetivos estratégicos. Assim, uma estratégia é um conjunto integrado de ações destinadas a gerar e manter vantagens.
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇAO - Aplicação dos vários recursos de comunicação com a finalidade de atingir o público-alvo, mostrando a ele as características dos produtos ou serviços ofertados e induzi-lo ao processo de compra.
ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA - Planejamento das atividades mercadológicas visando viabilizar o fluxo de mercadorias entre produtor e consumidor de modo a atender as necessidades do consumidor e os objetivos de venda da empresa.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA - Aplicação dos vários recursos de veiculação com a finalidade de levar as mensagens ao público-alvo.
ESTRATIFICAÇAO -Divisao do público em camadas sociais. Segmentação por hábitos, sexo, idade, renda etc.
ESTUDO DE VIABILIDADE - Conjunto de informações necessárias para analisar qual seria o comportamento de um produto, se o mesmo fosse criado e lançado no mercado.
EXCLUSIVIDADE - Compra total do tempo ou espaço disponível em determinado veículo eliminando assim a presença de produtos ou serviços concorrentes. Delimitação de área privativa para vendedor ou revendedor comercializar um produto.
EXIBIÇAO - Transmissao de um comercial ou filme. Período de exposição de um outdoor.
EXIBIDORA - Empresa responsável pela produção e exibição de outdoors, cartazes, luminosos e painéis ao ar livre.
EXPEDIENTE - Exigencia legal de colocação, em lugar de destaque, dos principais dados de uma publicação e a nomeação dos seus responsáveis.
EXPOSIÇAO DE ANÚNCIO - Quantificação do número de vezes que o leitor ve uma peça.
EXPOSITOR - Mostruário. Dísplay (Ingles).
EXTENSAO DE PRATELEIRA - Artifício de colocar uma lâmina de madeira ou plástico ao longo da gôndola visando aumentar a última prateleira.
EYE CAMERA - (Ingles) Aparelho que registra reações dos olhos das pessoas em relação as peças promocionais ou de propaganda que lhes sao apresentadas.
F
FACA - Lâmina cortante, em formatos convencionais ou especiais, utilizada nas guilhotinas e que dá acabamento aos trabalhos gráficos.
FACILIDADE DE CONSERTO - É uma medida que indica a rapidez e a atenção de um fabricante em relação a eventuais defeitos ou mau funcionamento de um produto.
FADS - (Ingles) Produtos ou serviços de sucesso rápido e curto. Modismos.
FAIR - (Ingles) Feira de amostras.
FAIR TRADE - (Ingles) Prática muito comum em países com estabilidade financeira e que consiste na obrigatoriedade dos varejistas manterem, junto ao consumidor final, os preços designados pelos fornecedores.
FAMÍLIA - Produtos da mesma natureza e espécie.
FATOR DE EXPOSIÇAO - Cálculo estimado de audiencia de um veículo.
FATOR DE REPOSIÇAO - Tempo estimado entre a entrega de um produto e o limite de renovação do estoque.
FATORES-CHAVE DE SUCESSO - Atributos (quantitativos ou qualitativos) que a organização deve ter para ser bem sucedida no seu ramo de negócio (setor). A identificação dos fatores-chave de sucesso depende diretamente da missao da organização. Em outros termos, sao condições necessárias e suficientes para o sucesso da organização.
FECHAMENTO - Ingles (Dead-line) - Último prazo para entrega de material a ser incluído em veículo de mídia impressa ou eletrônica.
FEE - Forma de remuneração fixa em valores e periodicidade pré-estipulados e que sao cobrados ao cliente pela agencia de propaganda ou outro prestador de serviço em retribuição a trabalhos executados. Esta forma de remuneração, quando adotada, substitui a tradicional comissao de agencia.
FEEDBACK - (Ingles) Resposta. Retorno sobre as reações do consumidor ante a mensagem que foi enviada. O feedback permite que se reoriente a comunicação em virtude do objetivo a ser alcançado.
FEELING - (Ingles) lntuição. Sensibilidade frente a um fato.
FERRAMENTA DE AUTORIA - Programa ou aplicativo de software que permite as pessoas criar seu próprio material de e-learning.
FIDELIDADE DE AUDIENCIA - Preferencia contínua do público-alvo perante a um veículo de comunicação.
FIDELIDADE DE MARCA - Preferencia contínua do consumidor em relação a um produto ou serviço.
FILMETE - Filme de propaganda com duração de 15, 30 ou 60 segundos.
FINALIZAÇAO - Última etapa no acabamento de uma peça publicitária a ser enviada para aprovação junto ao cliente.
FLASH - (Ingles) Divulgação imediata de um acontecimento jornalístico, de forma rápida e concisa e que venha a interromper a programação normal de uma emissora.
FLEXOGRAFIA - Sistema de impressao rotativa, em relevo, a partir da utilização de formas plásticas ou de borracha. Bastante utilizado na impressao de embalagens, papel cartao etc.
FLUXO DE AUDIENCIA - Movimento da audiencia dentro de um programa.
FOB - (Ingles) Free on board - Quando o preço de uma mercadoria compreende sua entrega no local determinado pelo comprador incluindo, por conta deste, as despesas de frete e seguro bem como todos os riscos até o seu destino.
FOLDER - (Ingles) Impresso constituído de uma única folha impressa contendo uma ou mais dobras.
FOLHETIM - Publicação periódica de partes de um texto como parte integrante de um jornal e com o objetivo de prender a atenção do leitor.
FOLLOW-UP - (Ingles) Acompanhamento de um evento, de um objetivo, de uma tarefa.
FONOGRAMA - O mesmo que spot ou jingle.
FORA A FORA - Ou sangrado. Anúncio, foto, ilustração ou qualquer impressao que cubra todo o espaço do papel, sem deixar margens.
FORÇA DE VENDA - Equipe. Quadro de Vendas.
FÓRUM - Termo genérico para grupo de discussao. Criados na Internet facilitam para os usuários o debate sobre um tema específico.
FRAME - (Ingles) Área coberta por uma tomada de cena.
FRANCHISE - (Ingles) Franquia. Cessao de uso de marca mediante regras contratuais e por tempo predeterminado.
FRANQUIA POSTAL - Sistema que permite ao próprio remetente pagar as taxas relativas ao cartao ou carta-resposta que o destinatário irá lhe devolver.
FREQUENCIA - Número de vezes (inserções) que uma peça de comunicação é colocada frente ao público-alvo.
FRONTISPÍCIO - Página de rosto. Página que inicia um livro e que contém informações como título, subtítulo, autor, editor, data etc.
FUNÇAO MERCADOLÓGICA - Atividades do marketing utilizadas na comercialização de bens e serviços.
FUNDO PERDIDO - Recursos que sao utilizados sem expectativa de retorno.
G
GENERAL STORE - (Ingles) Tipo de lojas que vende artigos das mais diferentes variedades e utilidades. Varejao.
GIMMICK - Artifício. Recurso. Truque para chamar o público.
GÔNDOLA - Armação. Cesta utilizada em supermercados.
GRAMATURA - Unidade que exprime o peso de papel em gramas por metro quadrado.
H
HEADLINE - Título. Cabeçalho. Chamada.
HEAVY USER - Consumidor que se destaca ou pela sua assiduidade ou pela força que ele representa no volume de vendas.
HOLOGRAMA - Reprodução de texto ou imagem através da utilização de raio laser e que dá a sensação de movimento e profundidade.
HOME-PAGE - Página inicial de qualquer endereço eletrônico. Serve como ponto de partida para a procura de informação referente a uma instituição ou pessoa.
HOMEM-SANDUÍCHE - Tradicional forma de propaganda na qual uma pessoa, geralmente do sexo masculino, caminha por roteiros previamente definidos, carregando dois cartazes ou placas publicitárias, uma na sua frente e outra atrás.
HORÁRIO NOBRE - Tradicionalmente reconhecido corno o período de maior índice de audiencia nas emissoras de rádio e TV. Em televisao considera-se das 19 as 22 horas. Os períodos imediatamente anteriores e posteriores a estes horários sao chamados de horários marginais.
HORIZONTE DE PLANEJAMENTO - Prazo-limite para o qual se consideram válidas as premissas e alternativas utilizadas para identificar o cenário futuro em que irá atuar a organização. É o prazo máximo para o qual se consegue fazer previsoes, com relativa segurança. A extensao de tempo desse horizonte de planejamento varia em função do ramo de negócio (setor) da organização.
HOST - Computador central. Também chamado de servidor.
HOUSE AGENCY - Agencia da Casa - Agencia de propaganda juridicamente independente, mas ligada acionariamente a um sócio majoritário para o qual ela presta serviços com ou sem exclusividade.
HOUSE-BRAND - Marca da Casa. Marca própria de comercialização. Produtos que tem a marca do próprio supermercado e que concorrem com os de outros fabricantes.
HOUSE-ORGAN - Veículo impresso distribuído para público interno (funcionários e familiares) e público externo (fornecedores, acionistas, clientes, imprensa, etc.). O mesmo que jornal da empresa, revista da empresa.
I
IDENTIDADE VISUAL - Conjunto de elementos como marca, cor, logotipo, placas de sinalização, papelaria interna, identificação de veículos, fachadas de loja etc., que ajudam a identificar e definir visualmente uma empresa.
IMAGEM - É o conjunto e crenças, idéias e impressoes que uma pessoa mantém em relação a um objeto. As atitudes e as ações de uma pessoa em relação a um objeto sao altamente condicionadas pela imagem desse objeto ou da imagem corporativa a ele relacionado.
IMAGEM CORPORATIVA - Imagem de marca. A imagem que uma empresa, produto ou serviço tem junto ao público. Do ingles "brand image".
IMPACTO - Impressao variável provocada no público por uma notícia, fato ou mensagem publicitária.
IMPACTOS - Total acumulado, em números absolutos das pessoas atingidas por uma mensagem transmitida através de mídia impressa ou eletrônica, durante um determinado período. Exemplo: uma revista com tiragem de 20 mil exemplares e uma média de 4 leitores por exemplar pode nos dar a cada inserção de anúncio um total de 80 mil impactos.
IMPLEMENTAÇÂO DE MARKETING - É o processo que transforma planos de marketing em ações específicas e assegura a execução dessas ações de modo a realizar os objetivos estabelecidos pelos planos.
IMPRENSA AMARELA - Assim definida aquele tipo de imprensa sensacionalista, mais conhecida no Brasil corno imprensa marrom.
IMPULSO - Desejo de comprar algo que não estava planejado.
INDETERMINADO - Anúncio, comercial, peça publicitária veiculada em mídia impressa ou eletrônica sem posição de inserção predeterminada. Tem o preço de comercialização menor que a peça com espaço determinado.
INDICADOR DE GÔNDOLA - Informações que mostram o conteúdo daquela gôndola. Letreiro.
ÍNDICE DE AUDIENCIA - Número relativo da audiencia de determinado veículo em horário definido. Quando se tratar de mídia impressa, usa-se a expressao índice de leitura, que indicará a penetração de um jornal OU revista em um mercado definido.
INFORME PUBLICITÁRIO - Matéria paga. Tipo de mensagem publicitária que utiliza características de apresentação gráfica que a tornam parecida com matérias normais do veículo onde foi impressa.
INPUT - (ingles) Entrada.
INSERÇAO - Publicação ou transmissao de um anúncio ou matéria. Colocação.
INSERT - (ingles) Encarte.
INSTITUCIONAL - Propaganda sem o objetivo imediato de vender produtos ou serviços. Sua função básica é criar uma atitude positiva em relação ao objeto de sua divulgação.
INTRANET - Rede de área local (LAN) e de área ampla (WAN) que utilizam os protocolos TCP/IP, HTML, SMTP e outros padroes abertos, por meio da Internet, para transportar informações. Uma intranet é de propriedade de uma empresa e só pode ser acessada pelos que trabalham nela.
J
JANELA - Abertura que se faz em um original para colocação de texto. Artifício muito usado no varejo e que consiste em deixar um espaço em comerciais de rádio e TV para trocar parte da mensagem sem a necessidade de refazer toda a gravação. Espaço em jingle para locução.
JAQUETA - Proteção colocada sobre a capa normal de livros, visando protege-los e deixá-los mais atraentes nas prateleiras.
JINGLE - Palavra publicitária originada da canção americana "Jingle Bells" e que identifica propaganda gravada contendo música e texto.
JOB - Trabalho. Serviço.
K
KNOW-HOW - (ingles) Todo e qualquer conhecimento adquirido e que sirva de base para um novo trabalho.
L
LABEL - Rótulo.
LAYOUT - (Ingles) Esboço de um anúncio ou peça gráfica. Estágio posterior ao "rough". No layout já estao demarcados o título, ilustração e texto.
LEAD - Abertura resumida de um texto a partir da qual se procura dar todas as informações básicas do texto integral.
LEMBRANÇA - Em ingles "recall". Intensidade de memorização de um anúncio.
LETREIRO DE CAIXA - Informação escrita e que identifica os check-outs.
LÍDER DE PREÇO - Empresa que serve de parâmetro para as outras no tocante a sua política de preços. Em ingles "price leader".
LINHA DE PRODUTO - Produtos que sao inter-relacionados quanto as faixas de preço, uso ou perfil de clientes.
LINKING - (Ingles) Uniao. Elo existente entre dois interesses.
LOGOMARCA - O mesmo que logotipo. Símbolo formado por palavras ou letras, com desenho característico e que tem a função de agir como elemento de identidade visual de uma empresa, produto ou serviço.
LOJA DE DESCONTOS - Muito conhecidas nos Estados Unidos, as "discount house" caracterizam-se por oferecerem preços baixos em virtude de uma pequena margem de lucro e quase nenhum serviço de apoio ao comprador.
LOJA DE FÁBRICA - Estabelecimento que comercializa no varejo, a sua própria produção.
LOJA DE PREÇO ÚNICO - Onde todos os itens sao comercializados por um único preço. Ex - lojas de R$ 1,99
M
MAILING LIST - Relação de dados contendo principalmente nome e endereço de pessoas ou empresas de segmentos definidos e que possam participar de uma ação mercadológica através do envio de mala direta.
MALA DIRETA - Tipo de propaganda impressa, de produto ou serviço, que é enviada pelo correio para clientes em potencial ou que já façam parte do mailing.
MARCA - É um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de concorrentes.
MARKET SHARE - É o percentual de participação de um produto ou empresa em um mercado definido.
MARKETING DE INCENTIVOS - Processo de premiação, por esforço e/ou resultado, dirigido a equipe de vendas, objetivando a melhoria da produtividade, motivação, mudança de comportamento, rentabilidade, conquista de mercado, etc.
MARKETING DE RELACIONAMENTO - É a prática da construção de relações satisfatórias a longo prazo com partes-chaves - consumidores, fornecedores e distribuidores - para reter sua preferencia e negócios a longo prazo.
MARKETING DIRETO - Venda direta. Sistema de venda em que a figura do vendedor ou de um ponto-de-venda é substituída, no todo ou em parte, por estímulos de compra feitos através da mídia impressa ou eletrônica.
MARKETING INTEGRADO - Quando todos os departamentos da empresa trabalham em conjunto para atender aos interesses dos consumidores, o resultado é marketing integrado.
MARKETING MIX - Composto mercadológico. As ferramentas do Marketing que serao utilizadas em urna ação mercadológica.
MATÉRIA PAGA - O mesmo que Informe publicitário.
MATERIAL DE PONTO-DE-VENDA - Peças promocionais colocadas estrategicamente nos locais de trânsito dos consumidores com a finalidade de motivar a compra.
MEDIA - (do ingles Mídia) - Setor de uma Agencia encarregado do estudo dos veículos disponíveis a fim de indicar os mais adequados a transmitirem as mensagens publicitárias criadas. Este estudo envolve verificação de freqüencia, audiencia, circulação, tiragem, perfil e negociação de preços.
MEGAMARKETING - É a coordenação estratégica de habilidades econômicas, psicológicas, políticas e de relações públicas para a obtenção da cooperação das várias partes envolvidas, possibilitando a entrada e/ou operação em determinado mercado.
MEIO DE COMUNICAÇAO - Veículo de comunicação.
MERCADO TESTE - Regiao utilizada para avaliar a real potencialidade de um novo produto ou de uma nova campanha publicitária.
MERCADOS ÉTNICOS - Os países variam em termos de composição étnica e social. Em um extremo está o Japao, onde a maioria da população é japonesa; em outro extremo está os Estados Unidos, com pessoas de todas as nações do mundo.
MERCHANDISING - Conjunto das operações de planejamento e de supervisao da comercialização de um produto ou serviço, nos locais, períodos, preços e quantidades que melhor possibilitarao a consecução dos objetivos de Marketing. (AAM). É também a técnica de inserir visualmente um produto ou serviço nos espaços de mídia de maneira sutil e discreta, fazendo com que o objeto do merchandising seja visto como parte integrante da cena apresentada.
MERCHANDISING EDITORIAL - Quando um produto, serviço, marca ou empresa aparece, é citado, consumido ou utilizado num filme, novela, programa, revista, jogo, etc., numa ação integrada ao desenvolvimento da cena e pertinente ao seu contexto.
MISSAO - Expressao da natureza do negócio da organização, bem como de seu âmbito e forma de atuação. É a razao de ser da organização.
MIX DE PRODUTOS - Conjunto de todos os produtos e itens a venda.
MIX MERCADOLÓGICO - Conjunto de estratégias usadas desde a concepção do produto até sua colocação no mercado.
MÓBILE - Display (Ingles) Peça promocional usada em pontos-de-venda, suspensa no ar por fios presos ao teto.
MONSTRO - Primeiro esboço do que será um spot ou jingle. Prova de estúdio.
MULTIMÍDIA - Combinação interativa de texto, imagens, som e cores. Uma solução multimídia pode incluir desde slides de PowerPoint até uma simulação interativa completa.
N
NEWSLETTER - Boletim informativo.
NOME FANTASIA - Ou Marca de fantasia. Nome especialmente criado para divulgar produto ou serviço, que tende a valorizar os processos de leitura, memorização e identificação deste produto.
O
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS - Resultados esperados ou estados futuros desejados a serem atingidos pela organização, no horizonte de planejamento considerado. Os objetivos devem expressar o quanto a empresa quer atingir e em que prazo, considerando-se o cenário futuro previsto.
ONE WAY - Embalagem sem retorno ao fabricante.
OPORTUNIDADE DE MARKETING - É uma área de necessidade do comprador em que a empresa pode atuar de forma rentável.
ORDEM DE INSERÇAO - Autorização para veicular anúncio.
ORELHA - Acréscimo no tamanho da página, dobrado para dentro contendo informações sobre o autor, a obra, editora etc.
OUTDOOR - Propaganda ao ar livre na forma de cartazes, painéis, luminosos etc. A forma mais popular do Outdoor é uma peça com impressao de apenas um dos lados, que fica exposta em grandes armações. O período normal de exibição de um Outdoor é de 15 dias.
OUTLET - Ponto-de-venda. Passagem.
OVER PRICE - Sobre preço que o intermediário coloca em um produto, a seu favor.
OVERHEAD - Diferença apresentada entre o preço de um bem e o seu custo efetivo.
P
PACKAGE - Pacote. Embalagem. Artifício usado em promoção, no qual diversos produtos sao oferecidos em conjunto a um preço total menor do que seria a soma do valor individual de cada um.
PACOTE - Lote de programas que comprados de uma só vez resulta em economia no custo final.
PÁGINA DE ROSTO - Página que inicia um livro e que contém, com mais detalhes, as informações da capa. Frontispício.
PÁGINA DETERMINADA - Anúncio ou mensagem colocada em página indicada pela Mídia.
PÁGINA ESPELHADA - Anúncio colocado frente a frente com outro sem haver matéria editorial entre eles.
PÁGINA INDETERMINADA - Anúncio colocado segundo a vontade do veículo.
PAINEL - Tipo de propaganda ao ar livre com mensagem pintada sobre material durável. Grupo de pessoas selecionadas por amostragem e que fazem parte de um grupo permanente, ao qual cabe analisar e discutir situações mercadológicas.
PAL - Phase Alternate Line - Sistema de TV a cores desenvolvido na Alemanha e adotado no Brasil. O M existente no sistema brasileiro ocorreu em função de ser um sistema específico para nosso mercado.
PARTICIPAÇAO - Percentagem de audiencia obtida por um veículo. Parte do mercado que está sob domínio de um produto. Comercial colocado em um programa sem vínculo de patrocínio.
PASTE-UP - (Ingles) Arte-final de uma página contendo o texto, artes e fotos diagramadas.
PAUTA - Agenda. Programação. Listagem de assuntos a serem abordados em uma reuniao, em um programa de mídia eletrônica ou que serao editados na mídia impressa.
PENETRAÇAO - Número de pessoas atingidas por um veículo em relação ao universo total.
PERFIL - Descrição do consumidor ou de qualquer público-alvo segundo elementos predefinidos.
PERIODICIDADE - Intervalo regular de tempo entre a publicação de duas edições sucessivas.
PERMUTA - Troca de espaço ou tempo em um veículo por produtos ou serviços do anunciante.
PERSONAL SELLING - Venda pessoal.
PESQUISA - Procedimento sistemático de investigação para averiguar e estudar um fato, objeto ou acontecimento. Levantamento das atitudes e opinioes de um público definido. Avaliação de dados que orientem uma tomada de decisao.
PESQUISA DE MERCADO - Determinação das características de um mercado, medindo sua extensao e avaliando seu potencial de vendas.
PICO DE AUDIENCIA - O ponto mais alto alcançado pela audiencia.
PILOTO - Programa de rádio ou TV feito para uma avaliação de seu real potencial. Texto básico a ser analisado antes do texto final.
PIRÂMIDE - Tipo de diagramação onde os anúncios pequenos estao colocados acima dos maiores.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Processo que, seguindo uma metodologia, permite estabelecer, para a organização como um todo, orientações amplas de atuação, objetivos a serem alcançados e estratégias a serem utilizadas. Tem, como base, a análise sistemática das ameaças/oportunidades do ambiente externo e as vulnerabilidades/potencialidades internas da organização, sempre tendo em mente a missao assumida.
PLANEJAMENTO MERCADOLÓGICO - Elaboração das ações que irao determinar os objetivos de comercialização, expondo também quais, os meios necessários para atingir estes objetivos.
PLATAFORMAS DE APRENDIZADO - Sites internos ou externos, em geral organizados em torno de tópicos especializados, com tecnologias - desde aplicativos de bate-papo até softwares para trabalho em grupo (groupware) - que permite aos usuários enviar e obter informações.
PONTOS FORTES (Potencialidades) - Características da organização que a colocam estrategicamente favorável para um desempenho eficaz, relativamente a um ou mais fatores-chave de sucesso.
PONTOS FRACOS (Vulnerabilidades) - Características da organização que a colocam em posição estrategicamente desfavorável para um desempenho eficaz, relativamente a um ou mais fatores-chave de sucesso.
PORTAL DE APRENDIZADO - Qualquer site da Internet que ofereça aos indivíduos e organizações acesso a recursos de capacitação e aprendizado de múltiplas fontes.
PÓS-VENDA - Fase posterior a conclusao da venda e que tem por objetivos verificar a correta entrega do bem ou produto vendido, assim como o grau de satisfação do cliente.
POSICIONAMENTO - É o ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distinta e significativa nas mentes dos consumidores-alvos.
POTENCIAL DE MERCADO - Total do público que poderá consumir determinado bem ou serviço.
PRÉ-TESTE - Reuniao de amostragem a fim de verificar a eficiencia de uma mensagem.
PRÉ-VENDA - As diversas etapas que antecipam a colocação de um produto ou serviço no mercado.
PRECIFICAÇAO - Determinação do preço.
PREÇO BRUTO - O que inclui todos os impostos. Preço de inserção de peça publicitária incluindo comissao da Agencia de Propaganda.
PREÇO DE CUSTO - O que não inclui lucro.
PREÇO DE MERCADO - Preço obtido em função da oferta e da procura.
PREÇO LÍQUIDO - O que não inclui impostos. Preço de inserção de peça publicitária já descontada a comissao da Agencia.
PRESS-KIT - Material escrito e ilustrado que visa informar os jornalistas sobre fato, produto ou serviço que se deseja divulgar.
PRESS-RELEASE - Texto informativo preparado especialmente para a imprensa.
PRICING - Fixação de preço.
PROCESSO DE ADMINISTRAÇAO DE ESTOQUES - Todas as atividades envolvidas no desenvolvimento e administração dos estoques de matéria-prima, produtos semi-acabados e produtos finais, de maneira que os suprimentos adequados estejam disponíveis, evitando-se os altos custos de estocagem.
PROCESSO DE MARKETING - Consiste da análise de oportunidades, desenvolvimento de estratégias, planejamento de programas e administração do esforço de marketing.
PROCESSO DE REALIZAÇAO DE NOVOS PRODUTOS - Todas as atividades envolvidas em pesquisa, desenvolvimento e lançamento de novos produtos de alta qualidade com rapidez e dentro do orçamento.
PROCESSO DE SERVIÇO AOS CLIENTES - Todas as atividades envolvidas na facilidade de acesso dos clientes as pessoas adequadas dentro da empresa para receberem serviços rápidos e satisfatórios, respostas as dúvidas e soluções de problemas.
PRODUCT MIX - Ou Mix de Produtos, Composto de produtos.
PRODUTO DE COMBATE - Perda proposital da margem de lucro de um produto de primeira linha com o objetivo de atrair a atenção dos consumidores para a loja.
PROJEÇAO - Extensao dos resultados obtidos em uma amostragem para todo o universo inerente a coleta.
PROMOÇAO DE VENDAS - Incentivos de curto prazo com o fim de encorajar a compra de um produto ou serviço. Esforço específico de promoção com objetivos claros de incentivo a vendas através da oferta de condições especiais ou vantagens como sorteios, brindes, descontos, venda conjunta, amostras, etc.
PROPAGANDA SUBLIMINAR - Transmissao de mensagens não percebidas conscientemente pelas pessoas em função da baixa intensidade do estímulo, e que atuam sobre o inconsciente. Um exemplo de uso dessa técnica é obtido quando uma determinada mensagem visual é transmitida em estímulos super-rápidos, em velocidade de até 1/3000 de segundo, uma vez a cada 5 segundos. Dessa maneira, esta mensagem só será captada pelo subconsciente. Usada como estratégia de guerra, esse tipo de propaganda é proibido por lei.
PROSPECT - Cliente potencial.
PUBLIC RELATIONS - Relações Públicas.
PUBLICO EXTERNO - Conjunto de pessoas que tem interesses comuns com uma empresa ou instituição, como fornecedores, sindicatos, autoridades, consumidores etc.
PÚBLICO INTERNO - Funcionários, acionistas e dirigentes de uma empresa ou instituição.
PÚBLICO-ALVO - Segmento de público que se pretende atingir.
PUBLISHER - Editor.
PUSH - Pressao intempestiva feita junto aos distribuidores para que vendam rapidamente as mercadorias ao consumidor final.
Q
QUALIDADE DE CONFORMIDADE - É o grau pelo qual todas as unidades produzidas sao identicas e atendem as especificações-alvo prometidas.
QUALIDADE DE DESEMPENHO - Refere-se aos níveis pelos quais as características básicas do produto operam. A maioria dos produtos é estabelecida, inicialmente, para oferecer um entre quatro níveis de desempenho: baixo, médio, alto e superior.
QUALIFICAÇAO - Diferenciação de uma audiencia em relação ao universo a que pertence.
QUARTA CAPA - Capa traseira de uma publicação.
QUIOSQUE - Construção pequena e provisória utilizada para venda a varejo em locais públicos.
QUOTA DE VENDAS - É a meta de vendas para uma linha de produtos, divisao da empresa ou para um vendedor. Trata-se, principalmente, de um dispositivo gerencial para definir e estimular o esforço de vendas.
R
RAINBOW - (Ingles) Painel eletrônico colorido.
RANDÔMICO - Termo utilizado em pesquisa. Aleatório. Do ingles "at random"-ao acaso.
RATING - Índice de audiencia.
REACH - Cobertura de audiencia.
REALIMENTAÇAO - O mesmo que "feedback".
REASON WHY - Tipo de anúncio que se utiliza somente de argumentos racionais para convencer o consumidor.
RECALL - Lembrança de determinada mensagem.
RECALL TEST - Medição do grau de lembrança.
REEMBOLSO POSTAL - Ferramenta do Marketing Direto e que permite ao consumidor solicitar determinada mercadoria através do envio de cupons, para posterior recebimento via Correio. Geralmente o pagamento desta mercadoria é feito diretamente no ato do recebimento.
RELAÇOES PÚBLICAS - Ações que promovam o desenvolvimento de boas relações com os vários públicos que interagem com a empresa, no sentido de obter uma imagem favorável, construir uma imagem corporativa ou manuseio.
REPARTE - Número de exemplares enviados para uma banca ou destinados a uma regiao.
REPLAY - Repetição.
REPOSITOR - Funcionário especializado na reposição e remarcação de produtos.
REPRINT - (Ingles) Prova de anúncio pronto. Reprodução de uma peça publicitária com o objetivo de divulgá-la junto a públicos específicos.
RESEARCH - (Ingles) Pesquisa.
RESENHA - Conjunto de notícias que abrangem diversos fatos.
RETAIL - Venda a varejo.
REWRITER - Copidesque. Aquele que reescreve uma matéria.
ROUBA PÁGINA - Anúncio que ocupa quase que totalmente a página de uma publicação, deixando pouco espaço para matéria editorial, dando-lhe sentido de propaganda exclusiva.
ROYALTY - Comissao que se paga para uso de uma marca, serviço ou quando da transferencia de tecnologia.
S
SALES AIDS - Material auxiliar de vendas.
SALES MANAGER - Gerente de Vendas.
SALESMAN - Vendedor.
SAMPLING - Amostragem ou degustação. Distribuição de amostras de produtos, prestação gratuita de serviços, degustação de alimentos e bebidas ou qualquer tipo de experimentação promovida pelo anunciante, com o objetivo de fazer com que os consumidores tenham contato com seus produtos ou serviços.
SATISFAÇAO - É o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação as expectativas da pessoa.
SATURAÇAO - Mercado que já alcançou seu limite de exploração comercial e que tende a um crescimento vegetativo.
SAZONAL - Concentração da demanda em determinados períodos.
SCHRINK FILM - Embalagem em filme P.V.C.
SECUNDAGEM - Tempo medido em segundos quando da exposição de uma peça publicitária no rádio, TV ou cinema.
SEGMENTAÇAO - Separação do mercado em função de características próprias.
SHARE OF MARKET - Participação no mercado.
SHELF-SHARE - Fração de prateleira ocupada por um produto.
SISTEMA DE APOIO A DECISAO DE MARKETING - É um conjunto coordenado de dados, sistemas, ferramentas e técnicas com software e hardware de apoio pelos quais uma organização reúne e interpreta informações relevantes da empresa e do ambiente, transformando-as em base para a ação de marketing.
SISTEMA DE INFORMAÇOES DE MARKETING - Consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisoes em marketing.
SISTEMA DE INTELIGENCIA DE MARKETING - É um conjunto de procedimentos e fontes usadas por administradores para obter informações diárias sobre os desenvolvimentos pertinentes no ambiente de marketing.
SLOGAN - Frase curta de fácil percepção e memorização que divulga as principais características de uma empresa, produto ou serviço. Origina-se da expressao gálica sluagh-ghairm, que significa chamamento as armas, convocação para o exército, grito de guerra, grito de chamada.
SPEAKER - Locutor.
SPONSOR - anunciante que detém exclusividade.
SPOT - Texto gravado contendo mensagem publicitária e que pode vir ou não acompanhado de fundo musical.
SPREAD - Diferença entre o preço mais alto e o mais baixo em um produto. Diferença entre o que se paga ao produtor e o que é pago pelo consumidor.
STAFF - Equipe de apoio. Assessoria que não atua na operação normal da empresa, o que é feito pelo pessoal de linha.
SUPRIMENTOS E SERVIÇOS - Bens de curta duração que facilitam o desenvolvimento e/ ou administração do produto acabado.
SUSTENTAÇAO - Estratégia publicitária destinada a manter presente nos veículos de mídia a propaganda de um produto ou serviço já lançados no mercado.
T
TABELA CONJUNTA - Quando é feita a veiculação simultânea em mais de um veículo pertencente a mesma emissora ou coligadas. Este tipo de negociação permite descontos especiais no preço de tabela.
TABLÓIDE - Formato especial de jornal. O tablóide equivale a metade de um jornal comum e possui, normalmente, 28cm de largura por 38cm de altura. A origem desse tipo de jornal vem da 2a. Guerra Mundial, como recurso de economia.
TAG LINE - Expressao ou frase de efeito que se coloca ao final de um anúncio, campanha ou mesmo de um programa de rádio ou TV, com a intenção de marcá-lo, identificá-lo.
TARGET - Alvo. Público-Alvo.
TEASER - Recurso utilizado para despertar a curiosidade do público alvo e que consiste na colocação de anúncios antecedendo uma campanha, sem que haja uma identificação explícita do produto ou serviço que se deseja oferecer.
TELEMARKETING - É uma eficiente ferramenta de trabalho e talvez seja a que oferece maior velocidade de aplicação. Telemarketing nada mais é do que o uso do telefone para promover, divulgar e vender produtos e serviços. É uma ferramenta de comunicação que pode ser trabalhada em qualquer situação de tempo, desde as ações imediatas até as mais planejadas e que estejam integradas com outras mídias, como Rádio, TV, Outdoor, etc.
TESTE DE FLAGRANTE - Pesquisa feita no momento exato em que determinado fato está ocorrendo. Pode ser feita por telefone ou pessoalmente.
TESTE DE LEMBRANÇA - Também conhecido como "recall", e que verifica o grau de memorização de uma mensagem.
TESTE DE MERCADO - Avaliação em pequena escala das possibilidades de sucesso do lançamento de determinado produto ou serviço em todo o universo que se queira atingir. A escolha do mercado teste obedece a uma série de quesitos básicos que o tornem representativo do mercado total.
TESTEMUNHAL - Anúncio que contenha o depoimento de um usuário de determinado produto ou serviço e que consiga passar credibilidade.
TIE IN - Junção de dois ou mais produtos dentro de uma estratégia promocional.
TIMING - Tempo de duração de um comercial.
TIN TOP - (Ingles) Peça de ponto de venda que se afixa na tampa da embalagem.
TRADE MARK - Marca registrada.
TRADE NAME - Nome comercial.
TRADING-UP - Artifício que procura valorizar um produto já no mercado, através do lançamento de um outro semelhante, mas com preço e qualidade mais altos.
TRÁFEGO - Número de freqüentadores de um lugar. Departamento que controla o fluxo de trabalho entre as diversas áreas de uma Agencia de Propaganda.
TRANSIT - Tipo de propaganda afixada em ônibus, metrôs, trens etc.
TRIAL-SIZE - Técnica de lançar ao mercado um mesmo produto em tamanhos diferentes a titulo de sondagem.
U
UMBRELLA BRAND - Identificação da marca da empresa quando utilizada para valorizar os produtos que estao sob seu "guarda-chuva".
UNIQUE SELLING PROPOSITION - Proposta fundamental de uma mensagem publicitária.
V
VALE BRINDE - Técnica promocional que induz o consumidor a guardar ou colecionar vales que acompanham os produtos, e que poderao ser trocados posteriormente por brindes.
VALOR - É a satisfação das exigencias do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade de uso.
VALORES - Convicções claras e fundamentais que a organização defende e adota como guias para a gestao do seu negócio (crenças e posturas éticas: certo e errado, bom e ruim, importante e não importante). Em síntese, sao as regras de conduta a serem seguidas pela organização, devendo ser explícitos, éticos e compartilhados por todos os seus membros.
VANTAGEM COMPETITIVA - É a habilidade de uma empresa trabalhar de uma ou mais maneiras que os concorrentes não podem ou não irao acompanhar.
VARIÁVEIS AMBIENTAIS CRÍTICAS - Aspectos externos ou internos a organização, cujos comportamentos futuros ou situação atual, respectivamente, impactam positivamente ou negativamente um ou mais fatores-chave de sucesso do negócio.
VARIÁVEIS AMBIENTAIS CRÍTICAS EXTERNAS - Aspectos econômicos, políticos, sociais, tecnológicos e outros, cujos comportamentos futuros afetam um ou mais fatores-chave de sucesso, de forma positiva ou negativa, gerando oportunidades ou redundando em ameaças para a organização.
VARIÁVEIS AMBIENTAIS CRÍTICAS INTERNAS - Aspectos ligados a operação, produtividade, finanças, processo decisório, estrutura organizacional, recursos humanos e materiais, etc., cuja situação atual pode afetar um ou mais fatores-chave de sucesso, de forma positiva ou negativa, constituindo-se em pontos fortes (potencialidades) ou em pontos fracos (vulnerabilidades) da organização.
VARIÁVEIS MERCADOLOGICAS - Fatores controláveis ou incontroláveis que afetam a dinâmica de comercialização.
VEICULAÇAO - Colocação, inserção de peças publicitárias na mídia impressa e eletrônica.
VEÍCULO - Meio de comunicação, de divulgação.
VENDA AVULSA - Venda de jornais e revistas através de bancas de jornal ou outros pontos de venda.
VENDA DIRETA - Venda efetuada pelo fabricante diretamente ao consumidor.
VENDA PORTA A PORTA - Aquela em que o vendedor visita o provável cliente em sua residencia ou local de trabalho e que através de argumentos dirigidos tenta motivá-lo a adquirir um produto.
VENDA SELETIVA - Venda feita em função de algumas exigencias, como quantidade do pedido, área de atuação, definição de público-alvo, etc.
VIDA ÚTIL PLANEJADA - Tempo médio programado para o uso de determinados produtos em função da matéria-prima e da tecnologia utilizadas.
VINHETA - Peça publicitária curta e que aparece durante uma programação. Pequena ilustração que enfeita textos.
VISAO - Conjunto de missao, valores e objetivos declarados pela organização.
VOLANTE - Material de grande tiragem, constituído por pequena folha, sem dobras e impressa em um ou dois lados.
W
WAX PAPER - (Ingles) Papel encerado.
WEB SITE - Um servidor de www. Contem páginas interligadas conhecidas como documentos de hipertexto (páginas de Web). Os web sites sao usados para oferecer aos usuários informações institucionais sobre uma empresa, notícias, lojas virtuais, jogos, entre outras.
WHOLESALER - Atacadista.
WORLD WIDE WEB - Literalmente, teia de alcance mundial. Serviço que oferece acesso, através de hiperlinks, a um espaço multimídia da Internet.
Z
ZONEAMENTO - Divisao do mercado em áreas com o objetivo de facilitar operações de venda.
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